HOMEM-ANIMAL - VOLUME 01
Digitalização e Ajustes by HORDA Comics
Quando a fase de Grant Morrison de Homem-Animal estava sendo publicada aqui no Brasil, na extinta DC 2000 da Editora Abril eu estava no limbo dos quadrinhos, por sete anos. Era a década de 90 e eu estava afastados das HQs. Assim sendo, eu não fazia a mínima ideia de quem era o sr. Grant Morrison, que só vim a ter contato anos mais tarde com Os Invisíveis.
E esta fase do Homem-Animal eu descobriria através de alguns scans que me eram enviados. Disposto a fazer scans melhores que aqueles vindos dos formatinhos eu pensei em comprar os dois encadernados lançados pela Brainstore. Mas, logo desisti quando vi que eram em preto e branco e a um preço que não condizia com o material. Desisti.
Como tantos outros materiais da Vertigo, Homem-Animal parecia fadado a nunca ser publicado aqui de forma correta. Pelo menos, até este ano, quando a Editora Panini começou a lançar os encadernados da fase Morrison (três) e já até lançou um ebcadernado da fase seguinte, escrita por Peter Milligan, o que me deixou boquiaberto.
A maioria dos leitores já conhece este quadrinho. Mujitos leram quando foi publicado poela DC 2000 e seu impacto é sentido até hoje. Morrison pega o personagem e o joga em um turbilhão metalínguístico com um final simplesmente inesperado.
Este primeiro volume traz as quatro primeiras edições em que ele enfrenta o Fera Buana, personagem obscuro da DC. Logo se vê que Morrison está fazendo um libelo a favor dos direitos dos animais. Era para ser apenas uma minissérie em quatro edições, mas os editores queriam mais e foi aí que nasceu O Evangelho do Coiote e todas as suas conquências.
Homem-Animal de Morrison era o início de uma carreira marcada por obras que nem sempre seriam fáceis de digerir. Mas, sempre seriam interessantes de se ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário